19 novembro 2014

Novembro Azul

Olá Divas. Primeiro antes de começar o post, venho pedir desculpas por não ter deixado a postagem da semana passada aqui, porém como eu já deixei explicado pra Marcella, minha filha estava doente e não tive tempo de vir aqui e nem no meu blog, mas hoje venho deixar um post sério e super importante pra vocês que vai falar sobre a campanha Novembro Azul, que é nada mais nada menos que a campanha sobre o câncer de próstata. assim como a campanha do outubro rosa agora vamos lutar pelos homens.



A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno em forma de maça e se situa logo abaixo da bexiga e á frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides,liberado durante o ato sexual. 
No brasil o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Em 2012 foram previstos 2,930 caos novos na Bahia. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar a morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem no estágio inicial. Daí a importância de uma detecção precoce. Quando diagnosticado e tratado de ínicio, tem alta taxa de cura. Todo homem a partir de 40 anos deve consultar anualmente um urologista para avaliação clínica e realização de exames laboratoriais específicos.

Como ocorre?
O câncer de próstata se desenvolve quando as células da próstata começam a se multiplicar e a crescer descontroladamente. Alguns hábitos  também podem contribuir para o surgimento da doença, como: alimentação muito gordurosa, consumo excessivo de álcool, não praticar exercícios físicos e tabagismo.

Quais os sintomas? 
Geralmente esse processo é silencioso e o homem não sente os sintomas, nem percebe sua evolução. Mas caso você sinta necessidade frequente de urinar(principalmente a noite), dor na parte baixa das costas (ou próxima aos testículos) e sangue na urina, procure imediatamente um médico.

Como prevenir?
Os riscos de desenvolver a doença aumentam com a idade. Se você têm 40 anos ou mais e históricos familiar de câncer procure um médico especializado e faça um exame preventivo.

Você sabia que no Brasil 52 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano? E que em 1 a cada 6 homens pode ter câncer de próstata durante toda sua vida? Então saiba que 9 a cada 10 casos têm chances de cura quando diagnosticados inicialmente.
Não deixe sua saúde pra depois, o diagnóstico precoce pode salvar sua vida.





O blog vá de Diva apoia essa campanha, e você?